Foram encontrados 303 registros para a palavra: INCÊNDIO

Univasf retoma aulas no Campus Ciências Agrárias após incêndio nas redondezas

As aulas no Campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), no Curral Queimado, na zona rural de Petrolina, foram retomadas nesta quarta-feira (5). A suspensão havia ocorrido nesta terça-feira (4) após um incêndio de grandes proporções que atingiu a vegetação nas proximidades.

O ofício circular da reitoria considera as informações da Prefeitura Universitária, de que os focos de incêndio nas proximidades do Campus CCA encontram-se controlados. "Como informado pela PROEN hoje pela manhã, as atividades foram suspensas, porém, alunos e professores que foram ao campus agora de manhã podem executar suas atividades, caso em sua avaliação sejam possíveis e as atividades passam a ser normalizadas efetivamente no turno da tarde", diz o documento...

Prefeitura de Sento-Sé auxilia no combate a incêndio em área do Parque Boqueirão da Onça

Nesta terça-feira (04) estiveram reunidos em Sento-Sé representantes da gestão municipal, da Defesa Civil e da Brigada Força e Resgate, para articular a melhor forma de auxiliar no combate ao incêndio que está atingindo parte da área de proteção ambiental do Parque Boqueirão da Onça. A reunião aconteceu na sede da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo e contou com a participação da gestora da pasta, Tereza Rodrigues; do Coordenador da Defesa Civil Municipal, Sandro Jatobá e da representante da Brigada Força e Resgate, Helissandra.

O incêndio, de causa desconhecida, está atingindo parte da área de proteção ambiental do Parque Boqueirão da Onça, nas imediações da comunidade de Piri, zona rural do município. "As primeiras informações sobre o incêndio chegaram para nós por volta do meio dia de ontem, imediatamente acionamos os representantes do ICMBio, que é o órgão responsável pelo parque e nos colocamos a disposição para auxiliar no que for necessário e estiver ao alcance da gestão municipal, que não mede esforços para a assegurar a preservação e o equilíbrio do meio ambiente no município", destaca a secretária Tereza Rodrigues...

Bombeiros prestam solidariedade a família vítima de incêndio

Em data de 29/09/2022, o 9º GBM atendeu uma ocorrência de incêndio residencial na localidade de Quidé, em Juazeiro/Bahia. Ao tomarem conhecimento que a família perdeu tudo no sinistro, sensibilizados com o infortúnio deles, os bombeiros do 9º GBM entregaram nesta data de 30/09/2022 cestas básicas visando dar um suporte às vítimas do incêndio. ..

Juazeiro: moradores se assustam com incêndio em terreno baldio no bairro Cajueiro

Um incêndio em um terreno baldio situado na rua Jacarandá, no bairro Cajueiro, em Juazeiro, assustou moradores das redondezas. As chamas chamaram a atenção de vizinhos, que ficaram preocupados com o fogo.

De acordo com as informações, populares acreditam que o fogo foi provocado com o intuito de queimar as árvores e o lixo do terreno baldio. A pessoa que teria provocado as chamas não foi localizado...

Equipe da Guarda Civil Municipal salva duas crianças e um cachorro de incêndio em Petrolina

Neste final de semana, uma equipe da Guarda Civil Municipal de Petrolina salvou duas crianças e um cachorro de um incêndio ocorrido em uma residência no bairro Caminho do Sol. A guarnição fazia ronda preventiva no bairro, quando avistou uma fumaça e se dirigiu até o local para verificar a procedência.

A equipe foi informada pelos moradores que uma residência estava pegando fogo, ao identificarem a casa, os Guardas Civis ouviram as crianças gritando. Imediatamente os agentes entraram na residência resgatando os dois menores e um cachorro...

Prefeitura realiza reunião com órgãos para debater ações na prevenção de incêndios e queimadas

Devido às várias ocorrências de incêndios e queimadas na vegetação registradas em Petrolina, as equipes da Defesa Civil e da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) se reuniram com o Corpo de Bombeiro Militar e o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais - PREVFOGO/IBAMA para alinharem as ações na prevenção de incêndios e queimadas, como também para avaliarem as punições aos responsáveis dos danos causados.

O diretor da AMMA, Geraldo Miranda, destaca que provocar incêndio ou queimada sem a devida autorização dos órgãos responsáveis pode ser caracterizado como crime ambiental, com pena de reclusão de dois a quatros anos e multa; e se for na modalidade culposa a detenção varia de seis meses a um ano, e multa.  "O que temos observado é que a maioria dos incêndios está sendo provocado (mesmo que por acidente) pela ação da população, a exemplo de quem joga lixo, com garrafas de vidros e latas de alumínio, em área de vegetação", frisou Geraldo Miranda...

Petrolina: Defesa Civil orienta sobre prevenção de incêndios e queimadas

As condições climáticas de estiagem, altas temperaturas, ventos fortes e baixa umidade são fatores que agravam o cenário de incêndios e queimadas na região do Sertão do São Francisco. Mas, é a ação humana uma das principais responsáveis pelo fogo que destrói o meio ambiente, como também causa danos à saúde humana. A Defesa Civil de Petrolina orienta sobre prevenção e conta com a população para diminuir as trágicas ocorrências.

De acordo com a Defesa Civil, semana passada ocorreu um incêndio de grande proporção atingindo a vegetação na comunidade Poço da Cruz. "Pedimos atenção da população e alertamos ainda que praticar queimada é considerado crime pela lei 9.605/98 (Crimes Ambientais). É lamentável constatar que em boa parte delas ocorrem por atitudes criminosas e negligência. É muito comum verificar que os incêndios em áreas verdes têm início com a colocação de fogo para a limpeza de terrenos pelos próprios proprietários, que perdem o controle da situação com o alastramento do fogo devido aos ventos. Além de crime previsto na legislação ambiental, o proprietário do terreno e o autor do incêndio pagarão multas por atearem fogo na vegetação", alertou o coordenador da Defesa Civil, Marcondes Inácio...

Juazeiro: Família vítima de incêndio precisa de ajuda 

Um incêndio que aconteceu na última sexta-feira, dia 09 de setembro, na Rua das Acácias, bairro Centenário, Juazeiro - BA,  destruiu a residência de Nilson Nunes e Arioneide Passos, que têm dois filhos. Não houve vítimas porque a família estava viajando e precisou antecipar o retorno, em virtude do ocorrido.  

A casa e todos os pertences, que foram frutos do trabalho de uma vida inteira dessa família, foram queimados incluindo documentos, um carro e duas motos. Uma dessas motos era utilizada para serviços de moto-táxi. ..

Operação Florestal 2022 reúne órgãos estaduais para combate rápido a incêndios em toda a Bahia

O Estado da Bahia lançou, nesta quarta-feira (14), em Barreiras, na região oeste, a Operação Florestal 2022, que reúne ações de prevenção e combate às queimadas. O evento de apresentação das medidas foi realizado na Base Avançada do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer). O trabalho será coordenado por uma força-tarefa do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e da Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia (Sudec).  

Estão envolvidos na operação mais de 150 bombeiros militares, além de brigadistas voluntários, uma frota de cem viaturas tipo caminhonete, com tração nas quatro rodas, e equipamentos como pás, foices, sopradores, enxadas e facões. Todo o estado está coberto pelas ações a partir das quatro bases operacionais para que as respostas sejam mais rápidas.  ..

Órgãos estaduais iniciam ação de combate a incêndios florestais na Bahia

Após o aumento de incêndios em diferentes regiões da Bahia, órgãos estaduais iniciam ação de combate aos focos a partir desta quarta-feira (14). A "Operação Floresta 2022" reúne o Corpo de Bombeiros Militar, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e a Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia (Sudec).

Entre as medidas que serão executadas estão o monitoramento de focos de calor, treinamento e distribuição de equipamentos para brigadistas, ampliação de recursos técnicos e profissionais especializados...

Estado lança operação contra incêndios florestais, nesta quarta (14), em Barreiras

Ação especial coordenada entre diferentes órgãos do Estado da Bahia, a "Operação Florestal 2022" será lançada oficialmente nesta quarta-feira (14), em Barreiras, no oeste baiano. O evento acontecerá a partir das 14h, na base avançada do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer), que fica ao lado do aeroporto de Barreiras. O trabalho reúne o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e a Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia (Sudec).

O evento de lançamento contará com a participação do secretário de Segurança Pública da Bahia, Ricardo Mandarino; do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel BM Adson Marchesini; do superintendente de Proteção e Defesa Civil da Bahia, coronel Miguel Filho; representantes da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), além de outras autoridades...

Juazeiro: Museu São Francisco assumiu o compromisso com Justiça de elaborar projeto contra incêndio e pânico

A Fundação Museu Regional do São Francisco se comprometeu com o Ministério Público estadual a adotar as medidas necessárias à conservação do museu, que fica na cidade de Juazeiro, Bahia e é considerado patrimônio cultural brasileiro. 

O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado no último dia 30, junto à promotora de Justiça Heline Esteves Alves, atende a uma necessidade constatada pelo MP durante a 37ª etapa do programa de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), realizada em Juazeiro. O acordo prevê, dentre outras medidas, a realização de uma campanha para arrecadação de fundos que deverão ser destinados à preservação do imóvel, segundo recomendações emitidas pela Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Juazeiro...

9º GBM combateu um incêndio em vegetação que atingiu o Assentamento São Francisco, Salitre

Neste dia 7 de setembro, feriado nacional, equipe do 9º GBM, em Juazeiro, combateu um incêndio em vegetação que atingiu o Assentamento São Francisco, no Salitre.

Em nota o GBM informou que "a equipe  ao chegar no local, se deparou incêndio em vegetação naquela localidade. Foi realizado o combate no ponto ativo do fogo, que seguia no sentido do vento e em direção ao povoado", anotaram...

Moradores da zona rural, no Distrito de Junco solicitam ajuda para combater incêndio

Mais incêndio está atingindo uma vegetação na zona rural de Juazeiro, Bahia. A REDEGN recebeu video desta vez de um incendio que atinge a zona rural, localizado no Distrito de Junco. A reportagem não obteve informações oficiais do 9° Grupamento de Bombeiros Militar sobre solicitações de ajuda e cobranças para que as autoridades tomem providencias. As mensagens foram postadas nas redes socais.

Assim que a REDEGN obter os detalhes atualizará as informações. Pelas redes sociais os moradores pedem urgências das autoridades para combater o incêndio...

Bombeiros trabalham em incêndio florestal em Pilão Arcado

Uma equipe de combate a incêndio florestal da Base Florestal do Norte se deslocou da cidade de Juazeiro até Pilão Arcado, distante cerca de 270 km, para trabalhar em mais um incêndio florestal que atinge a região. As equipes estão em ação desde esta segunda-feira (5).

De acordo com informações do 9º Grupamento de Bombeiros Militar, a operação visa identificar, monitorar e extinguir focos de incêndio na localidade, bem como realizar uma ação preventiva junto a comunidade local...

Amazônia tem recorde de queimadas em agosto; número é o maior dos últimos 12 anos, diz Inpe

Em agosto, o verde da Amazônia se tornou cinza como não ocorria há 12 anos. Segundo o sistema de monitoramento dos focos de calor na região, o mês de agosto teve 33.116 pontos de fogo. É o maior número de ocorrências do mês desde 2010, quando houve registro de 45 mil focos. Os dados foram divulgados ontem pelo Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), via-satélite. A maioria dos alertas emitidos pelo Inpe acontecem entre agosto e setembro.

O índice de focos de calor está acima da média histórica para este mês. Também é o quarto ano consecutivo do governo de Jair Bolsonaro (PL) que o número fica acima de 28 mil focos de calor. O índice é superior à média histórica para o mês, que está em 26 mil...

Bombeiros atuam em incêndios florestais no Rodeadouro e Maniçoba, em Juazeiro, e em Jacobina

Guarnições do 9º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) de Juazeiro estão combatendo incêndios florestais na comunidade do Rodeadouro e no distrito de Maniçoba, na zona rural do município, e em Jacobina, cidade do Centro-Norte da Bahia. A informação foi confirmada nesta terça-feira (30) pelo GBM.

Na Serra do Coxo, em Jacobina, as chamas foram percebidas pelos moradores na tarde desta segunda-feira (29), na região do Coxo de Dentro. Segundo os moradores, por conta dos fortes ventos, o fogo se alastrou rapidamente...

9º GBM atende diversas ocorrências de Incêndios no final de semana em Juazeiro (BA)

Neste último final de semana o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia atendeu ocorrências de incêndio florestal em diversas localidades na região do 9º GBM (Grupamento de Bombeiro Militar).

Os atendimentos foram efetuados pelas equipes de combate a incêndio florestal da Base Norte:..

Bombeiros atuam há mais de 24 horas para debelar incêndio em área de vegetação em Barreiras

Bombeiros atuam há mais de 24 horas para debelar o incêndio que atinge uma extensa área de vegetação, na localidade conhecida como Prainha, na região serrana de Barreiras, no oeste da Bahia. As chamas tiveram início na tarde de segunda-feira (15).

O fogo começou a ser visto pelos moradores por volta das 14h e atingiu uma região próxima à comunidade Angélica Aires. A fumaça alcançou a área residencial da cidade, mas não houve registro de pessoas com problemas respiratórios...

Cerrado é o bioma mais atingido por focos de incêndios florestais em 2022

O cerrado queima em níveis recorde neste ano. Até agosto, foram registrados 20.095 pontos de incêndio no bioma, número superior ao que foi identificado na Amazônia - 16.874 - e na Mata Atlântica — 4.684 —, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

A marca da destruição no cerrado corresponde a quase metade das queimadas em todo o Brasil, representando 45% do total. Somente em maio, foram 3.578 focos, o pior número para o mês desde que o levantamento começou a ser feito por satélite, em 1998...